Pesquisar

VII FESTIVAL DE VERÃO DO MUNICÍPIO DE PORTEL





                    
Praias do Pacajá
                    A Prefeitura Municipal de Portel, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – SECELT, pretende, com realização do VII Festival de Verão Arucará, trazer benefícios à população, visto que o evento em questão aquece a economia local através do movimento do comércio formal e informal de de artefatos artesanais, de trajes de praia em geral, condutores de passageiros, postos de combustível, boates, hotéis, bares e restaurantes, que geram empregos diretos e indiretos, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico do Município e a valorização dos artistas e da cultura portelense, uma vez que o evento oportunizará postos de trabalho temporários, bem como, estimulará artesãos, grupos de danças, cantores locais e empreendimentos de pequeno e médio porte.
Chalés - Praias do Pacajá
                    O turismo vem se mostrando uma potencialidade para o Município, tendo em vista o grande número de atrativos naturais composto por praias de água doce, igarapés, pequenas ilhas, campos naturais de areia, morros e cachoeiras. O fator cultural é outro aliado do turismo, tendo destaque os grupos de danças folclóricas, carnavalescos, capoeira, pássaros juninos, bois e teatro. Outros que compõem esse conjunto de potencialidades são o artesanato – feito a partir de árvores secas, sobras de madeira, cipós, folhas, flores e sementes –, e a culinária, composta por pratos feitos à base dos principais peixes regionais, como o tucunaré, o filhote, a pescada e o acará; além dos sucos, doces, geléias, sorvetes, cremes e tortas que compõem as deliciosas sobremesas feitas a partir das frutas regionais, destacando-se o açaí, a manga, o bacuri, o cupuaçu, o milho verde, o muruci, a graviola, o taperebá e a tapioca.
Orla da Praia do Arucará
O VII Festival de Verão Arucará visa elevar a cultura local, oferecendo postos de trabalho para artistas, grupos de danças locais, além de pequenos e médios empresários, diversificando as opções de lazer para atender às mais diversas demandas de públicos e divulgar positivamente o Município de Portel, impulsionando, desta forma, o turismo local. Para tanto, será imprescindível organizar campanhas educativas e cursos de qualificação na área de serviços, mobilizando os órgãos locais, como secretarias municipais, blocos carnavalescos e Trade Turístico, para que se alcance, desta forma, grandes patrocinadores interessados em vincular seus nomes neste evento de grande visibilidade, já que o mesmo ecoará por todas as regiões do nosso Estado do Pará através da Campanha Publicitária elaborada para o mesmo, com base, dentre outros, em mídia televisiva propagada nas principais emissoras do Estado, o que irá atrair pessoas dos diversos municípios da região marajoara, bem como, da Capital do Estado e outras regiões. Portanto, estimamos um público presente de 50 mil pessoas, além de uma audiência de mais de 600 mil pessoas em todo o Estado do Pará.


Cachoeiras do Rio Pacajá
Portel é contemplado com uma imensa diversidade de recursos naturais, como praias, igarapés, cachoeiras e 70% da Floresta Nacional do Caxiuanã. Além disso, apresenta vários grupos culturais de folclore, musicais e blocos carnavalescos. Para o artesanato, são utilizados resíduos de madeira e sementes de frutas coletadas na região.