Pesquisar


INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DO MUNICÍPIO DE PORTEL



Marlison Freitas - Secretário da SECELT, falando a importância do Inventário.

Esta foi a execução de mais uma ferramenta de Fortalecimento Institucional do Turismo, que foi desenvolvida em Portel pelos técnicos da SECELT: Marlison Alexandre (Gestor em Turismo / Secretário Municipal de Turismo) e Ilka Pampolha (Turismóloga / Diretora de Turismo). Portanto, a Inventariação da Oferta Turística pode ser entendida como o resultado do levantamento, da identificação e do registro dos atrativos, dos serviços e dos equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao segmento. Tem a finalidade de servir como instrumento solidificador das informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística.

A Diretora de Turismo Ilka Pampolha, explicou como funciona o Inventário.
Por esse motivo, foi desenvolvido o INVTUR (Sistema de Inventariação da Oferta Turística), que visa ao armazenamento e à organização dessas informações, constituindo um banco de dados de abrangência nacional.

Para que as informações sejam de total confiabilidade e possam alcançar os objetivos propostos, uma metodologia única e oficial foi adotada em todas as unidades da federação para levantar informações, por meio dos cursos de capacitação para a inventariação da oferta turística.

Participação de Estudantes do Programa Saberes da Terra. 
No Município de Portel o inventário foi atualizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – SECELT – através de sua Diretoria de Turismo, com o apoio técnico do Ministério do Turismo, por meio da Companhia Paraense de Turismo, que esteve em Portel realizando o Seminário Turismo Sustentável e Infância e Cadastro dos Prestadores do Serviços Turístico - Cadastur. Participaram do Seminário alguns dos principais atores sociais do turismo de Portel, como hoteleiros, condutores de passageiros, organizadores de eventos, agências de viagens, etc.

Prefeito Pedro Barbosa certificando aluno.
Já no desenvolvimento da atualização do Inventário, que durou cerca de um ano, a SECELT contou com o apoio local das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico – SEDE, Meio Ambiente – SEMA, Trabalho e Assistência Social – SETRAS e Educação – SEMED. As duas últimas cederam alunos dos programas Pró-Jovem Adolescente e Pró-Jovem Campo Saberes da Terra, para que estes coletassem os dados necessários para o Sistema de Inventariação, correspondentes a informações sobre infraestrutura, saúde, educação, meio ambiente, comunicação, economia, segurança, cultura, esporte e lazer, turismo, etc.
Secretário Marlison Freitas certificando aluno.
 Concluída a parte de inventariação, ou seja, coleta dos dados pelos alunos do Pró-Jovem Adolescente Urbano e Campo, foi feita a solenidade de certificação pelo Governo Municipal aos aludidos alunos, pela imensa colaboração na atualização do Inventário da Oferta Turística do Município de Portel. No evento estavam presentes várias autoridades, como o Prefeito Pedro Barbosa,   o Secretário de Turismo Marlison Freitas, a Secretária de Educação Rosângela Fialho, os vereadores Jorge Barbosa e João Denis, dentre outros.
Certificado da Inventariação Turística.
Alunos do Pró-Jovem Urbano e Campo com autoridades.